Inscreva-se já!
Período de inscrições: 10/06 a 02/07
Clique no link abaixo para se inscrever no evento correspondente. Ainda em dúvida? Procure ajuda na seção de "Perguntas Frequentes" mais abaixo, ou entre em contato com a Pró-Reitoria mais adequada.
Perguntas Frequentes
- P: A Semana de Graduação é aberta para a participação de estudantes de outras IES?
- R: Não. Somente estudantes de graduação presencial ou a distância da UERJ poderão participar nas modalidades da Semana de Graduação.
- P: Quantos trabalhos o PET pode inscrever?
- R: Cada núcleo PET poderá inscrever apenas 01 (um) trabalho por curso: PET IGEOG, PET FSS e PET ODO poderão inscrever 1 trabalho cada. Portanto, serão admitidas até 3 inscrições do PET no total.
- P: Quantos trabalhos o PIBID pode inscrever?
- R: Cada núcleo disciplinar poderá inscrever 01 (um) trabalho. Sendo assim, serão admitidas o total de até 11 inscrições oriundas dos núcleos PIBID.
- P: Quantos trabalhos a Residência Pedagógica (RP) pode inscrever?
- R: Cada núcleo disciplinar RP poderá inscrever 01 (um) trabalho. Desse modo, serão admitidas até 19 inscrições dos núcleos RP.
- P: Nos trabalhos PET, PIBID e RP quem são os autores? E o apresentador?
- R: Considerando o grande número de bolsistas em cada um dos núcleos, espera-se que sejam inscritos os estudantes com participação ativa no desenvolvimento do projeto apresentado. Para a apresentação, admite-se a apresentação por mais de um aluno, de forma integrada, desde que devidamente informado à organização do evento, de modo que as condições locais sejam adaptadas às necessidades apontadas pelos autores.
- P: Nas outras modalidades, quantos apresentadores são permitidos por projeto?
- R: Nas outras modalidades, será aceito somente 1 (um) apresentador por projeto.
- P: Todos os autores de um trabalho precisam estar presentes no dia da apresentação?
- R: Sim, incluindo o orientador/supervisor. No caso de EIC, ID, MON e PRODOCÊNCIA, basta um apresentador, sendo facultativo a presença do coordenador.
- P: Na apresentação de monografia/trabalho final de curso é preciso comprovar a aprovação na disciplina?
- R: Sim. A inscrição de monografia sem nota registrada no sistema acadêmico/boletim escolar será indeferida.
- P: Qual o tamanho do pôster?
- R: Conforme descrito no edital disponibilizado, o pôster deve ter a dimensão de 80cm de largura por 120cm de altura, com corda para pendurar o banner, utilizando o mínimo de texto e ilustrações, se for o caso, contendo introdução, objetivos, metodologia utilizada, resultados, conclusões e financiamento, se houver.
- P: Onde vou exibir o meu trabalho?
- R: A programação do evento, com os locais de exibição dos trabalhos, será divulgada oportunamente aqui no portal da Uerj Sem Muros 2024.
- P: Qual a modalidade do meu projeto?
- R: A modalidade do projeto está denominada no contrato assinado, e a apresentação do trabalho deve seguir a modalidade do projeto.
- P: Quem pode apresentar o trabalho?
- R: O trabalho deve, em regra, ser apresentado pelo aluno ativamente participante na sua elaboração. Na falta deste, o professor responsável poderá apresentar o trabalho.
- P: Onde serão divulgadas as notas de avaliação?
- R: As notas das avaliações da Semana de Graduação serão divulgadas aqui pelo portal da Uerj Sem Muros 2024.
- P: Onde retiro meu certificado de participação?
- R: Os certificados de participação da Semana de Graduação serão enviados digitalmente para os participantes.
- P: Quem deve participar da Semic Uerj 2024?
- R: Estão convidados a participar todo(a)s os aluno(a)s – bolsistas (UERJ e CNPq) e voluntário(a)s do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UERJ, nas modalidades PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af, PIBIC JÚNIOR, com, pelo menos, seis meses na bolsa e/ou projeto, que atuaram/atuam em pesquisas na cota 2022 (de 01/08/2023 até 02/07/2024); assim como alunos bolsistas de IC e IT do CNPq (Edital Universal), bolsistas de IC e IT da FAPERJ da UERJ e bolsistas QUALITEC.
- P: Mas eu tenho menos de seis meses no projeto e/ou bolsa. Ainda assim, posso participar da SEMIC?
- R: Não. Mas, caso seu orientador ou orientadora julgue pertinente, deve entrar em contato conosco, pelo e-mail pibic.uerj@gmail.com.
- P: Quem deve fazer a inscrição, o aluno ou o professor?
- R: É o aluno quem inicia a inscrição, clicando no botão correspondente à Semic na seção de inscrições acima, através do qual será direcionado à Intranet S2gi. O professor orientador deverá chancelar a inscrição para validá-la. Assim que terminar a sua inscrição, entre em contato com seu orientador para que ele confirme sua inscrição pelo sistema.
- P: Como o professor orientador chancela a inscrição?
- R: Para o professor orientador chancelar a inscrição, deve acessar a Intranet (www.intranet.sr2.uerj.br). No menu, o professor deve acessar DCARH > SEMIC 2024 > Meus orientandos. Sem a chancela do orientador, a inscrição não terá efeito. A chancela do orientador deverá ocorrer dentro do prazo de inscrição.
- P: O orientador pode recusar a minha inscrição na SEMIC?
- R: Sim. Ao recusar a inscrição por qualquer motivo, o aluno deverá preencher nova ficha de inscrição com as correções solicitadas por seu orientador.
- P: É possível submeter somente o resumo ou somente o relatório?
- R: Não. Para se inscrever e participar, você deve submeter resumo e relatório.
- P: Eu, aluno, não poderei me inscrever na SEMIC e, consequentemente, não apresentarei relatório e nem resumo. Como devo justificar?
- R: Seu orientador deverá encaminhar e-mail para pibic.uerj@gmail.com, com as devidas justificativas.
- P: Fui substituído ou saí da bolsa recentemente. Ainda assim, posso participar da SEMIC?
- R: Sim. Se você esteve pelo menos durante seis meses na bolsa, entre 01/08/2023 e 02/07/2024, pode participar da SEMIC. Converse com seu orientador sobre isso.
- P: Já participei das últimas SEMICs. Ainda assim, posso participar da atual?
- R: Sim. Se você está vinculado a um projeto e é bolsista, pode participar da SEMIC; ou, ainda, se foi bolsista no período de 01/08/2023 a 02/07/2024, poderá participar do Evento.
- P: Já colei grau, ainda assim, posso participar da SEMIC?
- R: Sim. Se você esteve vinculado ao projeto como bolsista por pelo menos seis meses nesta cota, pode participar. Converse com seu orientador.
- P: Como consigo o modelo de relatório?
- R: No site do DCARH (www.dcarh.pr2.uerj.br). O modelo de Relatório 2024 estará disponível nas abas “Home” > “Iniciação Científica > SEMIC” e “Iniciação Científica > SEMIC > SEMIC UERJ 2024”. Relatórios enviados em outros formatos não serão aceitos, e a inscrição será cancelada. O arquivo deve ser enviado exclusivamente em PDF, ter o tamanho máximo de 5Mb e não deve ultrapassar 20 páginas.
- P: Quero informar um coorientador para o meu trabalho, posso?
- R: Apenas os projetos aprovados na SELIC 2023 e que, naquela ocasião, informaram a participação de um coorientador no projeto, cabem nesta opção. Não é permitido o ingresso de coorientadores durante a vigência da bolsa.
- P: Fiz o trabalho junto com outra pessoa. Podemos apresentar juntos?
- R: Não. A apresentação é individual – apenas o autor principal será "avaliado". Se o orientador considerar a possibilidade e a viabilidade (trabalhos complementares, por exemplo), recomendamos que sejam feitas duas inscrições individualizadas. Atenção: detectados trabalhos iguais, apenas o primeiro inscrito será considerado e os demais, cancelados.
- P: Quantos colaboradores posso cadastrar em meu trabalho?
- R: Cada trabalho inscrito poderá ter no máximo três colaboradores, que deverão ser informados no momento da inscrição. Podem ser colaboradores apenas alunos do ICJr, graduandos, mestrandos e alunos externos da Graduação ou Mestrado. Não podem ser colaboradores: doutores, doutorandos, professores da UERJ e professores externos.
- P: Os colaboradores que informei na inscrição terão direito à declaração ou ao certificado?
- R: Os colaboradores não recebem certificados ou declarações. Os nomes dos colaboradores constarão apenas no livro de resumos.
- P: Caso eu não possa apresentar o trabalho presencialmente, quem pode apresentar no meu lugar?
- R: Somente o colaborador cadastrado na inscrição. Porém, seu trabalho não concorrerá ao Prêmio e não receberá certificado.
- P: Quem tem direito a certificado?
- R: Após a SEMIC 2024, em data a ser divulgada, todos os autores que se apresentarem terão direito a um certificado. Para fins de comprovação e por uma questão de economicidade, sugerimos aos orientadores e coorientadores que desejarem a certificação de orientação de trabalhos apresentados na SEMIC que tirem cópias do documento original do aluno. Lembrando que colaboradores não são citados nos certificados e não têm direito aos mesmos.
- P: Tenho dúvidas sobre o resumo. Existem itens obrigatórios?
- R: Sim. No resumo é obrigatório constar: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Deve conter 250 a 350 palavras, com um mínimo de 2.000 e máximo de 2.800 caracteres. Não se esqueça de incluir o resumo em inglês! O resumo não passará por revisão, exceto quando detectado erro no material. O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor e do orientador.
- P: O título do meu trabalho é o título do projeto do meu orientador?
- R: Não. O título do seu trabalho está relacionado ao plano de trabalho submetido na ocasião da SELIC 2023. O título do projeto do seu orientador é mais amplo e seu trabalho está inserido nele. Ou seja, o título do seu trabalho DEVE ser diferente do título do projeto do seu orientador. Importante: não serão aceitos textos em CAIXA ALTA no título, no corpo do resumo e nas palavras-chaves; o título do trabalho do autor deve ser igual ao título do resumo; e não se esqueça do resumo em inglês!
- P: Quem vai avaliar o meu trabalho?
- R: O seu trabalho será avaliado por pelo menos dois Avaliadores Interno da UERJ. O Avaliador Externo, diferentemente do Interno, além da avaliação do seu trabalho, faz também a avaliação do evento de forma global e observa a qualidade geral dos trabalhos apresentados.
- P: Eu concorrerei aos Prêmios?
- R: Para concorrer ao Prêmio, você deve se apresentar presencialmente. O dia e horário será divulgado no site do DCARH (www.dcarh.pr2.uerj.br), na aba SEMIC.
- P: Alunos e professores de outras universidades podem participar da SEMIC?
- R: Nesse caso, os alunos e orientadores externos deverão fazer o cadastro em www.intranet.sr2.uerj.br e, posteriormente, solicitar autorização de inscrição ao DCARH pelo e- mail: pibic.uerj@gmail.com.
- P: Onde retirar as camisas da USM para apresentar?
- R: Cada evento (Semana da Graduação, Semic ou Mostra de Extensão) distribuirá as camisas para um público, e terá um local de forma de distribuição específicas. Aguarde mais informações através do e-mail cadastrado no evento, e nos nossos canais de comunicação (site e Instagram).
- P: Em qual modalidade devo inscrever meu projeto na Mostra de Extensão?
- R: Caso o coordenador do projeto acredite que o projeto possa realizar uma apresentação mais interativa e lúdica, e se seu projeto se identifica com uma das 3 modalidades (espaço ciência, feira de prestação de serviços ou evento cultural), o coordenador poderá inscrever o projeto.
- P: O bolsista do projeto precisa enviar algum relatório?
- R: Para a inscrição na Mostra de Extensão, é necessário somente a inscrição feita pelo coordenador do projeto. O material produzido para o dia do evento será elaborado pelo bolsista, com a supervisão/colaboração do coordenador, se necessário.
- P: Meu projeto não tem bolsista, preciso me inscrever?
- R: Caso o seu projeto queira solicitar bolsa para o ano seguinte, é sim preciso que ele seja inscrito. A avaliação da Uerj Sem Muros voltará a ser um dos critérios para concessão de bolsas.
22ª Semana de Graduação
PR1 - email: semanadegraduacao.cetreina@gmail.com33ª Semic
PR2 - email: pibic.uerj@gmail.com26ª Mostra de Extensão
PR3 - email: depext.pr3@uerj.br